Desde tempos em que contar histórias faz parte da vida do ser humano. Na infância tem um grande papel de desenvolver a capacidade de raciocínio, prender a atenção e se jogar no mundo da imaginação!
Na fase adulta isso não é diferente, e contribui muito para a saúde mental do idoso, pois as histórias resgatam memórias e contribuem positivamente para a qualidade de vida.
O grupo de contação de histórias faz uma ponte entre o passado de um povo, transmitindo as tradições vividas de geração em geração. Essa atividade permite que eles vivenciem no conto as suas próprias experiências.
Ao ouvir uma história, os idosos são capazes de resgatar antigas lembranças, criando um sentimento da prazer e empatia, estimulando o cérebro, sendo um grande aliado aos pacientes com Alzheimer.
Contar histórias é uma atividade capaz de sempre se renovar e romper as barreiras do tempo, independente da evolução da humanidade.
Confira abaixo alguns benefícios da contação de histórias para a saúde do idoso:
- Estimula as funções cognitivas
Com a contação de histórias é retomado o hábito da leitura e novas habilidades são desenvolvidas, estimulando as funções cognitivas dos idosos como fala, percepção, memorização, atenção e dramatização. - Diminui os riscos de depressão
Por se tratar de uma atividade coletiva, na contação de histórias o idoso socializa com outras pessoas e se sente menos sozinho - Desperta emoções
Na terceira idade, a irritação, o mau humor e a inquietude são normais e a contação de história para idosos serve como um alívio para todo esse estresse sentimental. A prática de contar/ouvir histórias refrigera a alma e melhora consideravelmente o humor do idoso através do imaginário.