A afasia é um transtorno correspondente a uma disfunção dos centros de linguagem no córtex cerebral e núcleos da base, ou das vias de substância branca que os conectam, resultando em perda total ou parcial da capacidade de se expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita.
Seus sintomas podem incluir:
- Dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
- A perda da capacidade de recordar ou dizer os nomes dos objetos
- Perda da capacidade de repetir palavras, frases ou orações
O diagnóstico é realizado através de uma avaliação médica, testes neuropsicológicos e exames por imagem como tomografia computadorizada ou imagem por ressonância magnética.
As causas deste transtorno geralmente podem ser:
- Acidente vascular cerebral
- Lesão na cabeça
- Infecção cerebral (encefalite)
- Traumatismo craniano
- Demência
- Tumor cerebral
O tratamento é realizado através do tratamento da causa, fonoaudiologia e uso de dispositivos de comunicação. O tratamento de certas causas pode ser muito eficaz. Por exemplo, se um tumor provoca inchaço no cérebro, os corticosteroides podem reduzir o inchaço e melhorar a função da linguagem.
Os fonoaudiólogos podem ajudar as pessoas que desenvolvem afasia após o dano cerebral devido a doenças que não causam lesão progressiva. A terapia é geralmente iniciada logo que as pessoas são capazes de participar. Quanto mais cedo a terapia é iniciada, mais eficaz ela é.
Se as pessoas com afasia não recuperam as habilidades básicas de linguagem, elas poderão ser capazes de se comunicarem por meio de um livro ou de um dispositivo de comunicação, como uma placa com imagens ou símbolos de palavras mais utilizadas ou atividades diárias, ou ainda um dispositivo baseado em computador com um teclado e um visor de mensagens.
Os membros da família e outras pessoas que cuidam de uma pessoa com afasia podem ficar frustrados. Lembrar que a afasia é um problema físico e que uma pessoa tem pouco controle sobre isso pode ajudar.