A Terapia Ocupacional ajuda diversas pessoas que possuem alterações cognitivas, afetivas, perceptivas ou psicomotoras, sejam elas decorrentes ou não de distúrbios genéticos, por doenças que foram adquiridas ou traumas. O objetivo da terapia ocupacional é restaurar e reforçar as habilidades e capacidades funcionais do paciente, proporcionando mais independência e autonomia, de modo que seu desempenho funcional fique mais fácil no trabalho, em casa ou durante atividades de lazer, melhorando a sua qualidade de vida. Considerando que a TO ajuda na recuperação de perdas físicas, mentais e sociais, podemos dizer que na vida do idoso sua atuação é indispensável, visto que todas essas perdas ocorrem durante o processo de envelhecimento.
A terapia ocupacional é muito importante na terceira idade, pois melhora a qualidade de vida e fazendo com que ele se sinta mais útil nas atividades do dia-a-dia.
Confira abaixo alguns benefícios da terapia ocupacional para idosos:
- Ajuda a enfrentar os desafios da vida cotidiana
As atividades corriqueiras se tornam difíceis, e as estratégias para desenvolver modos de resolver esses problemas incluem o conhecimento profundo do paciente para poder contornar essa desabilidade da melhor maneira. - Previne de acidentes e quedas
A TO ensina o idoso a se manter ativo, conservar sua energia e várias técnicas e métodos para prevenir quedas. - Melhora a saúde mental
A saúde física e mental desses pacientes é um grande ganho da Terapia Ocupacional. As técnicas educacionais e os dispositivos utilizados durante a terapia promovem a longevidade, um estilo de vida mais saudável e uma percepção maior de qualidade de vida pelos idosos.