O alecrim é uma iguaria muito utilizada nas refeições devido ao sabor que deixa na comida. Mas você sabia que ele é um forte aliado da saúde mental?
A erva possui diversas propriedades medicinais como:
- Saúde respiratória: Por possui ação expectorante, é indicada para tosse e combater a gripe.
- Propriedade diuréticas: Combate a retenção de líquidos e usada regularmente, ajuda os rins a expelir o excesso de água do organismo.
- Alivia dores: A inalação do vapor ao ferver um pouco de alecrim com água, alivia dores de enxaquecas.
- Combater o estresse: Por conter ácido carnósico, um ácido com propriedades antioxidantes essencial para o sistema nervoso, ajuda a lidar com situações de stress.
- Estimular a memória: Ele relaxa os nervos e acalma os músculos, aumentando o fluxo sanguíneo estimulando o cérebro e a memória.
Para a saúde mental, seus benefícios vão além, e pode deixar seu cérebro mais jovem. Pesquisas indicam que beber um pequeno copo de água de alecrim por dia, ajudará a melhorar a saúde física e mental, pois altera o desempenho da memória, aumentando a capacidade de lembrar o passado em 15%, deixando assim seu cérebro mais jovem. O composto responsável por esses benefícios é o 1,8 cineol (ou eucaliptol), existente na erva. A substância aumenta o neurotransmissor chamado acetilcolina. O eucaliptol evita que o neurotransmissor se quebre em uma enzima. O alecrim possui também propriedades neuro-protetoras que protegem contra a perda de memória e também contra o mal de Alzheimer.
Mas para que a planta tenha um resultado satisfatório, é preciso associar o consumo do alecrim com exercícios para o cérebro. Tomar banho e vestir-se de olhos fechados, andar de trás para frente, fazer um novo caminho para ir ao trabalho ou a escola são dicas de como exercitar o cérebro. Tais atividades mudam o comportamento rotineiro para “forçar” a memória.
Confira abaixo como fazer a água de alecrim:
ÁGUA DE ALECRIM
- 2 colheres de sopa de folhas de alecrim fresco ou 1 colher de folhas secas
- 2 xícaras de água
Coloque em uma panela a água para ferver. Adicione as folhas, mexa e retire do fogo. Deixe as folhas na água até esfriar e não as remova por 12 horas ou durante a noite. Após esse período, coe essa água e tome um pequeno copo diariamente.