A depressão é uma doença que já afeta em média 322 milhões de pessoas no mundo, mas antes de tentarmos afastar esse mal, precisamos entender qual a sua definição e sintomas.
A depressão é uma doença psiquiátrica, recorrente e crônica caracterizada por uma tristeza profunda, relacionada a sentimentos de dor, desesperança, amargura, baixa estima, culpa e desencanto. O humor é deprimido constantemente, acabando com o interesse em atividades que antes davam prazer e satisfação.
A depressão é uma doença que mais atinge os idosos e seus sintomas podem variar de acordo com situações pelas quais eles vivem. São divididos em dois grupos as pessoas que têm depressão na terceira idade: Aqueles que nunca tiveram depressão e passam e ter. E Aqueles que já vêm de um quadro de depressão ao decorrer da vida.
No primeiro caso, o componente hereditário é menor, a doença fica muito mais relacionada a dificuldades trazidas pelo envelhecimento em si,como a problemas cognitivos e quadros demenciais, perda de papel social e limitações trazidas por doenças físicas. Já o segundo grupo envolve pacientes cujo histórico nos remete a quadros depressivos prévios, tratados ou não, e que podem apresentar características crônicas.
O principais sintomas da depressão são: fadiga, insônia, dor de cabeça regular, desconforto gástrico e uma profunda tristeza e melancolia.
Para se livrar da depressão, alguns fatores devem ser adotados como:
- Procurar ajuda profissional
A depressão é uma doença que requer cuidado e tratamento, para isso deve-se buscar ajuda de um psicologo ou psiquiatra para fazer o diagnostico correto e prescrever o tratamento que pode ser por medicamentos e/ou terapias. - Compartilhe suas emoções
É como a doença que por causar uma tristeza intensa, o isolamento social é comum, porém para melhorar é necessário fazer um esforço e se abrir, conversar e se aproximar de familiares e amigos. - Faça atividades físicas e ocupe seu tempo
Com a doença vem a falta de energia e disposição, mas praticas atividades físicas, principalmente coletivas, atividades de lazer que ocupem seu tempo e promovam uma integração social e melhora da auto estima, irá favorecer e muito na melhora da depressão. - Aumente o apoio emocional
O contato social é um dos fatores mais importantes para a prevenção e a recuperação da depressão. Estar próximo de pessoas amadas podem fazer uma diferença enorme no bem-estar. Se a sua família mora longe, mantenha o contato através do telefone ou de chamadas de vídeo na internet. Reforce amizades antigas e faça novos amigos.