Cuidar de um idoso com Alzheimer é uma tarefa difícil, além dos cuidados que deve ser cautelosos. Ao tomar a decisão de hospedá-lo em um lar de idosos ou até cuidar em casa, muitas vezes poderá enfrentar problemas como:
- Preços altos e sem agregação de valor de um local adequado para seu ente querido ter uma melhor qualidade de vida;
- Falta de informações relevantes e confiáveis por parte de locais que cuidam e hospedam pessoas com Alzheimer;
- Cláusulas abusivas em contratos por parte de lares para idosos;
- Incerteza na hora de tomar a decisão se deve ou não hospedar seu ente querido em um local adequado;
- Falta de referências de tais locais;
- Preços variam de R$4.500 até R$15.000 reais;
- Família trabalha fora e o ente querido acaba ficando sozinho ou apenas com um acompanhante em casa, sem atividades que o despertem para uma vida ativa e com qualidade. O ente querido acaba ficando muito parado, em repouso e sedentário. Isto pode deteriorar o estado físico, mental e espiritual do idoso.
- Devido ao rigor nas normas da ANVISA para legalização de Residenciais para idosos..acaba por potencializar a existência de locais clandestinos onde se corre grande risco ao deixar seu ente querido. Sendo que 80% destes locais no Brasil estão irregulares, ou seja, um perigo eminente;
- Em muitos destes lugares os idosos podem ficar abandonados, correndo o risco como: acidentes, descaso, solidão, depressão, sentimento de abandono, maus tratos, falta de paciência e preparo dos responsáveis pela instituição, medicamentos não ministrados corretamente.
Por isso é muito importante hospedar seu ente querido em uma instituição ou hotel (confiável) para pessoas com Alzheimer. É um ato de amor porque ele vai estar mais bem cuidado do que em casa.