A Sarcopenia é a perda de massa muscular que é muito comum em pessoas acima de 50 anos de idade, pois há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos, ocasionada principalmente pela redução de hormônios como estrogênio e testosterona. A falta de massa magra provoca inúmeras dificuldades na vida do idoso como:
- Desequilíbrio;
- Dificuldades em atividades simples como caminhar, arrumar casa, levantar da cama e tomar banho.
- Atrofia dos músculos aumentando o risco de quedas e necessidade de se apoiar em alguém e fazer uso de bengala ou cadeira de rodas;
- Dores pelo corpo;
- Desgaste dos ossos e articulações.
Para recuperar essa perda muscular, algumas ações devem ser tomadas como consultar um geriatra em conjunto com nutricionista, fisioterapeuta, educador físico e terapeuta ocupacional para orientar e indicar a melhor maneira de tratamento, que inclui:
- Ajuste de remédios que podem piorar o apetite ou contribuir para a perda dos músculos;
- Tratamento e controle de doenças que podem prejudicar o desempenho físico, como diabetes, alterações intestinais ou do apetite;
- Treino de força com atividade física e fisioterapia;
- Dieta rica em proteínas. Além disso, se for um idoso com fragilidade, também é importante ter uma dieta rica em calorias, orientada pelo nutricionista.
- Medicamentos e hormônios, como terapia de reposição hormonal ou testosterona, sob orientação médica quando necessário.
No Green House Sênior toda estrutura é montada para se adaptar às necessidades dos nossos hospedes, além de todo apoio e cuidados de todos os profissionais capacitados para melhor a qualidade de vida e saúde.